USO DO L. I. E.


FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Senhores professores, este roteiro de utilização do laboratório se faz necessário para melhor utilização dessa ferramenta educacional:
As aulas de pesquisa, onde o aluno procura o tema que o professor(a) passou e copia no caderno para o professor(a) dar nota não é a maneira mais produtiva e muito menos inovadora.
Existem diversas maneiras de utilização do laboratório para que as aulas sejam dinâmicas e produtivas. Para isto, devemos buscar aprimorar nosso jeito de dar aula sempre.
Pense nisso!!!
Para facilitar, abaixo estão algumas sugestões:
1. Agendamento das aulas:
a) Para ministrar aulas no laboratório de informática, o professor deverá fazer o agendamento, com antecedência.
b) Caso o professor mude seu planejamento e não precise utilizar o laboratório, este deverá informar à coordenação para que possa disponibilizar o espaço para outro professor.
2. Como são as aulas no laboratório:
a) A aula no laboratório de informática é de inteira responsabilidade do professor, ele nunca deverá deixar os alunos e se ausentar do laboratório, pois a coordenação do laboratório está no ambiente somente para auxiliar o professor na parte técnica, caso este venha precisar.
3. Tipos de aulas:
a) Aula de pesquisa:
Procure preparar a aula de pesquisa com antecedência, sugerindo assim os sites que os alunos irão utilizar, pois as aulas de pesquisas, quando deixadas a vontade do aluno, deixam de ser produtivas, tendo em vista a quantidade e diversidade de informação que os alunos encontram enquanto busca o assunto proposto pelo professor. Isto muitas vezes o distrai e o tira do objetivo da aula.
O professor poderá também preparar sua aula em seu blog, postando o conteúdo e as atividades avaliativas para que o aluno direto ao assunto. Isto facilitará bastante a aula de pesquisa e sem dúvida que terá bem mais rendimento.
b) Aula práticas ou oficinas de produção de trabalhos:
As aulas de produção são bastante diversificadas, o professor, com a ajuda da coordenação do laboratório poderá orientar os alunos na produção de seus trabalhos em slides, vídeos, mapas, imagens, áudio e outros. Para que uma aula de produção possa corresponder à expectativa do professor e do seu aluno, deverá ser pensada e planejada em conjunto com a coordenação do laboratório, pois talvez seja necessário tempo para instalar algum aplicativo ou criar um tutorial (roteiro) a ser seguido.
c) Aula explicativa:
Nesta aula, o professor utilizará seu material (slides, vídeo ou outro arquivo) no projetor e os alunos pesquisam nos demais computadores.
Sempre fale com a coordenação do laboratório para que prepare o ambiente com antecedência.

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