“Implantar a
Educação Integral nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de
Rondônia, com ampliação da jornada escolar diária e a criação de espaços de
aprendizagem, incluindo as perspectivas da cidadania, da diversidade e de
respeito aos direitos humanos, com vistas à melhoria do desempenho escolar dos
estudantes.”
Algumas escolas
públicas do Estado de Rondônia deparam-se com o desafio, expresso no parágrafo anterior
como objetivo do Projeto Guaporé de Educação Integral, de implantar e
principalmente implementar de forma eficaz a educação integral.
A Escola Chico
Mendes (E.E.E.F.M. Francisco Alves Mendes Filho) é uma dessas escolas que foram
desafiadas a reconstruir seu projeto de ensino-aprendizagem, buscando dimensões
inovadoras que vão além da educação em tempo integral, mas que seja de fato uma
educação integradora.
Repensar a
escola é realmente um desafio para toda a sociedade, porém é papel dos profissionais
da educação, que atuam no âmbito dessa instituição, apresentar meios para que a
escola se renove e cumpra com seu papel de formação e educação. Essa renovação
deve partir de dentro da escola, pois somos nós que sabemos de nossas mazelas e
dificuldades. Vamos nos apropriar dos projetos que nos impõem e transformá-los ao
nosso favor, em favor da educação.
Sabemos que não é apenas a escola a responsável
pela educação, temos família, igreja, entre outras instituições, mas esperar
que os outros façam primeiro não é sábio nem digno, por isso a Escola Chico Mendes
intensifica as discussões nesse processo mutável que é o educar.
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