quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROJETO GUAPORÉ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL


“Implantar a Educação Integral nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Rondônia, com ampliação da jornada escolar diária e a criação de espaços de aprendizagem, incluindo as perspectivas da cidadania, da diversidade e de respeito aos direitos humanos, com vistas à melhoria do desempenho escolar dos estudantes.”

Algumas escolas públicas do Estado de Rondônia deparam-se com o desafio, expresso no parágrafo anterior como objetivo do Projeto Guaporé de Educação Integral, de implantar e principalmente implementar de forma eficaz a educação integral.  
A Escola Chico Mendes (E.E.E.F.M. Francisco Alves Mendes Filho) é uma dessas escolas que foram desafiadas a reconstruir seu projeto de ensino-aprendizagem, buscando dimensões inovadoras que vão além da educação em tempo integral, mas que seja de fato uma educação integradora.  
Repensar a escola é realmente um desafio para toda a sociedade, porém é papel dos profissionais da educação, que atuam no âmbito dessa instituição, apresentar meios para que a escola se renove e cumpra com seu papel de formação e educação. Essa renovação deve partir de dentro da escola, pois somos nós que sabemos de nossas mazelas e dificuldades. Vamos nos apropriar dos projetos que nos impõem e transformá-los ao nosso favor, em favor da educação.
Sabemos que não é apenas a escola a responsável pela educação, temos família, igreja, entre outras instituições, mas esperar que os outros façam primeiro não é sábio nem digno, por isso a Escola Chico Mendes intensifica as discussões nesse processo mutável que é o educar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares